O sorteio de vagas pode solucionar muitos problemas!

Abril 9, 2019 Por info

O sorteio de vagas pode solucionar muitos problemas!

Muitas vezes, o número de vagas é o grande problema que síndicos precisam enfrentar. Todos o moradores querem uma vaga e definir quem vai receber pode ser uma enorme dor de cabeça.

Por isso, muitos modelos foram criados para facilitar na hora de definir como destinar as vagas nesse caso. Por uma questão de justiça e razoabilidade, o sorteio é o melhor meio e muitos condomínios já fazem isso.

Você quer saber mais sobre esses sorteios e como eles podem te ajudar? Vamos trazer neste texto tudo que você precisa saber sobre o sorteio de vagas e como ela pode beneficiar o síndico, os moradores e o condomínio como um todo.

 

Comece com a convocação de uma assembléia

O processo de destinar vagas por sorteio deve começar com a convocatória para uma assembléia geral com todos os moradores. Faça ela com muita clareza e apresente os objetivos da reunião, incluindo o sorteio, sem rodeios.

Isso vai garantir que os moradores interessados em vaga vão poder se programar para isso e reservar o horário na agenda. Por outro lado, essa convocatória clara pode garantir que pessoas com pouco interesse não acabem aparecendo por comodidade.

O sorteio de vagas é uma das assembléias mais tensas que você pode ter que controlar como síndico, portanto a clareza na comunicação é fundamental! Isso vai garantir que todos cheguem para ela com a cabeça pronta para o sorteio.

 

Faça um mapeamento das vagas

Muitas vezes, o controle das vagas pode criar muitas dificuldades. As vagas podem estar com tamanhos errados, não terem numeração ou simplesmente terem sumido com o tempo.

Nesse caso, o síndico deve contratar uma empresa especializada para trabalhar no espaço e refazer o controle dessas vagas. O custo desse trabalho vai ajudar muito a todos, e vai fazer maravilhas ao bem estar do condomínio.

A numeração das vagas e a marcação delas é muito importante para o sorteio, já que os números vão ser a guia para o controle e a dedicação de vagas. Você pode fazer uma assembleia breve para propor essa vistoria e definir os valores gerais.

 

Sorteio por vaga e unidade

Existem diversas formas de sortear as vagas, mas o mais comum é definir o sorteio já com a unidade certa. Isso porque assim os moradores não têm a opção de escolher a vaga, o que pode ser um processo lento e oneroso.

Essa é uma boa opção para quem quer sortear de maneira rápida e sem estresse, mas que pode limitar um pouco a capacidade de controle e organização da garagem, já que as vagas serão marcadas apenas pela sorte.

Você pode fazer esse sorteio valer um ano ou o período que for acordado em Assembleia e seja confortável para todos. Delimite essas regras antes do sorteio, para evitar problemas depois e você deve evitar bastante dor de cabeça.

 

Rodízio

Em muitos condomínios, a gente percebe a utilização de rodízios para a delimitação de vagas. Esse modelo é interessante porque, em casos ideias, pode agradar todo mundo, definindo os períodos de uso da vaga de acordo com as necessidades!

Mas na maioria das vezes, o rodízio vai pedir que você também faça um sorteio de vagas. Usando esse método você pode garantir que todos tenham vagas e possam usufruir delas em momentos diferentes de uma maneira bem clara e sem entraves.

No entanto, você vai precisar de muito controle e confiança em seus moradores! Para o rodízio dar certo, todos precisam fazer sua parte, ter claro quando podem e quando não podem usar as vagas e manter sempre a garagem em ordem para quem for usar a seguir.

 

Sorteio direto

Você também pode fazer um sorteio direto, em que os moradores escolhidos podem definir qual vaga querem. Esse é um bom método para garantir uma formação mais inteligente da garagem, mas pode gerar dores de cabeça.

Primeiramente, a assembleia para o sorteio das vagas pode demorar muito tempo! Vão acontecer discussões, longos períodos de indefinição e até brigas. O síndico precisa ter isso claro para atuar de forma firme e decisiva.

Você pode fazer demonstrações visuais das vagas para ajudar os moradores a terem uma ideia das vagas disponíveis e de quais opções são suas preferidas. Com o auxílio da tecnologia o síndico pode aprimorar muito esse tipo de sorteio de vagas.

 

Sistemas digitais para o sorteio

A automação interna tem sido muito importante na melhora do gerenciamento de garagens e condomínios. Ela também pode ajudar muito no sorteio de vagas, dando velocidade, clareza e credibilidade para o processo.

Já existem sistemas que sorteiam as vagas cadastradas de uma maneira muito rápida e eficaz. A melhor parte desse modelo de sorteio é que ele deixa traços que podem ser demonstrados e apresentados para moradores que queiram desconfiar do processo.

É aqui que o uso de uma empresa para o controle das vagas é tão importante! Apenas com um layout claro e bem feito da garagem o síndico será capaz de tirar o melhor proveito desses tipos de modelo de sorteio, já que é impossível cadastrar vagas indefinidas.

 

As regras devem ser claras

Por fim, a dica mais importante de todas: deixe todas as regras do sorteio claras, acessíveis e faça questão de repetir tudo antes de começar o sorteio. Elas vão ser sua guia e seu garantia após o término do sorteio de vagas.

Não importa o tipo de sorteio escolhido, deixe bem claro o caminho. Deixe claro os momentos de fala na assembleia e os momentos em que todos devem apenas ouvir logo de cara também.

É importante você lembrar que todos os moradores, inclusives inadimplentes, têm o direito de participar do sorteio. Caso existam vagas de acordo, idosos e pessoas com deficiências devem ter prioridades para vagas mais confortáveis e de fácil acesso.

Com regras claras  e com uma boa comunicação com os moradores, o sorteio de vagas pode ser uma solução ótima! Ela vai guiar seu controle da garagem e garantir que todo mundo tenha uma chance real de conseguir uma vaga.

 

Palavras-chave: Sorteio de vagas, garagem, síndico, condomínio