Dicas para garantir uma boa rotatividade de vagas

Julho 9, 2019 Por info

Dicas para garantir uma boa rotatividade de vagas

Para construtoras e gerenciadoras de estacionamentos profissionais grandes, a rotatividade de vagas é fundamental para garantir um funcionamento justo, integrado e eficaz do espaço. Mas como garantir que ela funcione corretamente?

Existem muitos modelos para esse controle, e é importante pensar caso a caso para ver qual melhor se aplica ao seu caso. O importante é ter em mente que esse sistema pode entregar muito, mas tem suas dificuldades.

Muitas construtoras evitam esse sistema por medo das dores de cabeça e estresse que ele pode causar, mas neste texto vamos mostrar como fazer a rotatividade de uma maneira tranquila e eficaz. As vantagens vão superar, e muito, os riscos!

 

Para que serve a rotatividade de vagas?

A rotatividade de vagas é muito importante para garantir que o estacionamento tenha vagas disponíveis para todos em diferentes horários dos dias. É muito ruim quando o seu espaço é usado por pessoas que colocam o veículo de manhã e o deixam até o fim do dia.

Por isso, a rotatividade delimita períodos limites de uso de espaço e promove o constante movimento dos veículos dentro do dia. Isso vai garantir que sempre existam vagas abertas ou prestes a serem abertas.

Dessa forma, o estacionamento pode se tornar muito mais atrativo, funcional e amplo. Todas as vaga vão poder, ao longo de um dia, receber vários usuários e servir, desta forma, para ampliar o acesso e a disponibilidade do acesso.

Ela é usada no muito inteiro para dar ação e mobilidade em parques financeiros e industriais e tem o seu maior exemplo no uso amplo que é feito na mobilidade urbano de centros comerciais de várias cidades.

 

O exemplo urbano: Zona Azul

Muitas cidades do Brasil contam com a Zona Azul. Serviço que delimita uma parte do espaço público de estacionamento como espaços rotativos, em que os usuários precisam pagar pelo período de uso.

Esse sistema é muito importante para a mobilidade pública da cidade, porque vai garantir que ninguém deixe o veículo parado o dia inteiro no espaço que podia ser usado por muitos. Isso dá agilidade e eficácia muito maior para a cidade

Dessa forma, as vagas rotativas são consideradas como uma ótima execução de um projeto de otimização do espaço público por meio da Zona Azul. Esse exemplo público é ótimo para o entendimento do uso que construtoras fazem de vagas rotativas em grandes estacionamentos.

 

Utilize um sistema automatizado de rotatividade

Existem no mercado muitos sistemas eletrônicos que fazem o controle da entrada e da saída de usuários de uma garagem. Eles marcam o horário de entrada e saída do veículo e definem o valor a ser cobrado pelo tempo de uso.

A eficiência desses sistemas pode ser sentida na forma como todo o processo vai funcionar de forma rápida e natural. Os usuários vão respeitar os limites de tempo e da rotatividade para não gastarem mais do que o necessário e o sistema vai funcionar bem

Além disso, esses sistemas não são complicados. Qualquer um consegue entender seu funcionamento rapidamente e a tendência é que seus clientes consigam utilizar, entender e aplicar a rotatividade de uma maneira muito natural.

A tecnologia é uma grande amiga de quem quer crescer de uma maneira natural e usando da melhor maneira possível o espaço e as possibilidades. As melhores construtoras do mundo entendem isso, e lançam mão de todos os artifícios possíveis.

 

Coloque câmeras e um sistema de monitoramento

Para auxiliar e otimizar a rotatividade, o uso de câmeras e de um sistema de segurança inteligente  e ligado é fundamental. A cobertura completa do espaço vai garantir que todos os problemas sejam vistos e controlados de uma maneira muito eficiente.

Além disso, você vai ter provas e garantias constantes caso ocorra algum problema no sistema. Muitas vezes, você vai precisar resolver disputa entre clientes ou até solucionar reclamações e as câmeras podem ser suas companheiras nessas horas.

A segurança também vai garantir ainda mais que os clientes respeitem a rotatividade e contribuam para o bom funcionamento do estacionamento. Essa garantia extra vai impedir muitas dores de cabeça e você perceberá rapidamente suas vantagens.

 

Use placas e sinalizações em todo o espaço

Nada é pior para os usuários do que um estacionamento mal sinalizado e escuro. Pior ainda, é entrar em um espaço com vagas rotativas mas sem ter claro os limites, o tempo e os valores do espaço, portanto é fundamental esclarecer esses pontos logo de cara.

Com uma sinalização clara, você vai garantir que seus usuários atuem sozinhos de uma maneira natural e independente, reduzindo a necessidade de ajudas e de funcionários delimitados apenas para passar informações. Você vai ganhar muito com uma comunicação clara e eficaz.

A rotatividade vai ser muito importante para o funcionamento do espaço, mas ela só vai funcionar se você garantir que tudo esteja claro e bem delimitado, já que essa comunicação vai ser fundamental para o sucesso da operação.

 

Trabalhe com valores justos

Não abuse nos preços da rotatividade de vagas, mas também não caia na armadilha de baratear demais a operação. Os dois lados da moeda oferecem riscos grandes, e o ideal é chegar a um equilíbrio.

Se você encarecer demais, a tendência é que as pessoas evitem seu serviço! Ninguém quer se sentir explorado por algo que é importante para o seu dia a dia profissional. Portanto, o exagero pode tornar-se um inimigo que não vale a pena enfrentar.

Já botar o preço baixo demais oferece outros tipos de risco. Você quer evitar, com a rotatividade, que alguém ocupe a vaga o dia inteiro, e preços muito baratos podem acabar com esse plano.

O seu objetivo mora no meio termo. Faça uma busca de mercado e veja quanto espaços similares cobram, converse com clientes sobre os valores e não tenha medo de mudar caso a situação atual não esteja atingindo seus objetivos.

O funcionamento da rotatividade de vagas é muito importante para o melhor aproveitamento de espaço, e você deve fazer isso sempre com muita atenção aos detalhes. A tecnologia pode ser uma ótima aliada, então nunca deixe ela em segundo plano.

 

Palavras-chave: rotatividade de vagas, estacionamento, zona azul.