6 dicas para o treinamento de manobristas

Outubro 9, 2019 Por info

6 dicas para o treinamento de manobristas

Nos principais estacionamentos e eventos do Brasil, começa a crescer o espaço para o valet parking, sistema em que manobristas são os responsáveis por estacionar os veículos. Isso porque esse serviço entrega muita praticidade e qualidade no atendimento.

Então é muito comum que construtoras e responsáveis por eventos queiram saber exatamente como treinar uma equipe de manobristas para isso. Existem alguns caminhos e profissionais que estão prontos para passar esse conhecimento.

Se você quer saber como fazer treinamento de manobristas e aplicar um serviço de valet parking em seu estabelecimento ou para seus eventos, esse texto vai trazer seis dicas fundamentais nesse processo! O conhecimento passado aqui será muito importante para o seu sucesso nesta empreitada.

 

1- Defina como você quer fazer esse serviço

Existem duas formas principais de escolher manobristas para suas necessidades. A primeira, e mais simples, é contratar uma empresa feita para o serviço em seu evento. A empresa vai trazer tudo que você precisa e com os profissionais prontos para o trabalho.

Nesse caso, o treinamento será apenas de reconhecimento do espaço e das regras do estacionamento utilizado, além de passar as customizações desejadas. Esse método é perfeito para quem precisa de manobristas em momentos mais específicos.

Agora, se você quer uma equipe interna da casa e sempre pronta para o entendimento, o processo pode ser mais complexo, principalmente se você quiser contratar profissionais mais baratos e que estão começando.

O processo é importante para que você tenha um serviço de qualidade, e vamos começar a seguir a passar algumas dicas que podem ajudar seu negócio. Elas são fundamentais para o sucesso de um serviço de valet parking

 

2- Treinamentos com diplomas

Você pode montar sua equipe apenas com profissionais já aprovados em cursos com diploma. Existem diversos no Brasil, com currículos que variam em torno de 100 horas e entregam manobristas preparados para o mercado.

Estes treinamentos passam por todas as questões desejadas, desde as regras, as obrigações e a maneira como o profissional deve se apresentar. Por isso, muitas empresas só contratam manobristas que carregam esse diploma antes de assumir a vaga.

Porém, se você tem uma equipe ou alguns profissionais que ainda não têm esse treinamento, pode ser uma boa opção investir nisso. Você pode até conseguir descontos em planos com muitos profissionais que vão entregar qualidade.

Muitos espaços só aceitam profissionais com a qualificação e isso pode ser um caminho para garantir qualidade e padronizar o atendimento. Esse rumo pode ser um grande facilitador de sua vida.

 

3- Ofereça treinamento dentro do estacionamento

Se você vai montar uma equipe de manobristas para seu estacionamento, é muito importante fazer um treinamento para garantir que todos os profissionais tenham conhecimento e naturalidade dentro do espaço. Garantir que eles consigam se movimentar com facilidade é essencial.

Nesse sentido, é importante que você tenha todos os detalhes de seu espaço claros e informe bem os manobristas. Eles devem entender com facilidade os códigos de interação e comunicação dentro do espaço.

Com uma linha de comunicação clara, você pode ter resultados incríveis! Até profissionais menos experientes vão ter facilidade se eles tiverem confortáveis com o ambiente e vão conseguir trabalhar sem passar por percalços.

Esse tipo de treinamento é fundamental para a chegada e a entrada de novos profissionais na equipe! Eles vão precisar disso para fazer com que todo o processo seja natural e não existam dificuldades na adaptação.

 

4- Passe um briefing antes de eventos

Cada evento costuma trazer necessidades, parâmetros e customizações particulares para o serviço de valet parking. Então monte um briefing e passe todas as especificidades para seus manobristas.

Isso é importante porque algumas das informações passadas nesse treinamento vão ser muito importantes na hora do atendimento acontecer de fato. É fundamental que seus manobristas sejam capazes de prever picos de movimentação.

Coloque data de chegada e saída, deixe claro como você quer que o atendimento funcione e faça isso com muita atenção aos detalhes. Os manobristas estão acostumados a lidar com isso e devem pegar rapidamente seu briefing.

A vantagem de realizar essa preparação para eventos é garantir que tudo aconteça sem problemas e transcorra da melhor forma possível. Você precisa que seus profissionais saibam o que devem entregar em cada evento.

 

5- Treine com a tecnologia

Já existem no mercado alguns simuladores que podem ser usados para treinar manobristas a lidar com detalhes do espaço e aperfeiçoar sua direção. Isso vai fazer com que eles se preparem de uma maneira que não oferece risco algum

Você pode criar treinamentos especiais com esses sistemas, emulando o seu estacionamento e definindo limites de trabalho. Isso vai aumentar ainda mais a naturalidade desses profissionais com o ambiente.

Se seu estacionamento conta com tecnologias de segurança, comunicação e integração dos setores, garanta que seus manobristas estejam treinados e preparados para lidar com esses sistemas. Até porque mesmo profissionais treinados e experientes podem ter dificuldades na hora de lidar com novas ferramentas

No mundo atual, aqueles que contam com a tecnologia ao seu favor têm grandes vantagens e conseguem superar problemas e qualificar toda a equipe.

 

6- Defina regras claras para o trabalho

Essa última dica é muito importante e serve tanto para valet parking com equipes fixas ou contrato de equipes terceirizados para eventos: estabeleça regras claras sobre a atuação dos manobristas.

É muito importante criar uma cultura de respeito à regras e aos veículos de convidados e usuários. Isso é fundamental para que você consiga controlar o funcionamento de tudo e consiga controlar.

A clareza nas regras e na conduta dos manobristas também é muito importante na relação com os clientes. Muitas pessoas têm desconfiança com esse tipo de serviço e precisam ter confiança em seu negócio, evento ou estacionamento.

Portanto, é uma ótima ideia reforçar essa confiança com regras de atuação. Defina como os manobristas devem atuar, pois vai ser muito mais fácil vender o serviço para clientes. Diga como tudo é definido e tenha certeza: todo mundo vai querer usar seu serviço de valet parking.

 

Palavras-chave: manobristas, valet parking, treinamento, estacionamento.