7 dicas para ações promocionais para eventos

Janeiro 9, 2020 Por info

7 dicas para ações promocionais para eventos

Quem trabalha com a realização de eventos, sabe o potencial que ações promocionais têm para gerar engajamento e criar um melhor ambiente para os convidados. Poucas coisas são mais eficazes do que meios de gerar interação nestas situações.

Porém, como fazer isso? Existem muitas regras e caminhos que são fundamentais para que essas ações sejam capazes de gerar bons resultados e não criarem problemas maiores e de difíceis soluções.

Neste texto, vamos te passar sete dicas que podem fazer toda a diferença na hora de criar ações promocionais para eventos. Essas dicas vão desde o processo de criação desses projetos, até algumas ideias que podem servir muito bem para você!

 

1- Trace um objetivo

É sempre uma boa evitar fazer uma ação promocional apenas para constar que ela existe. Pense sempre no que você quer conquistar com esse projeto e trace esse objetivo em torno do evento.

Isso passa por pensar em qual o público-alvo do evento e como ele reage a possíveis promoções. Por exemplo, se você quer gerar engajamento e interação no evento, ações que giram em torno disso são fundamentais.

Esse objetivo deve ser o norte da ação promocional. Tudo que você quer da ação deve ser demarcado inicialmente. Isso vai ajudar na hora de planejar e organizar toda a ação, além de garantir um resultado incrível, já que ação será pensada para aquele público.

 

2- Faça um planejamento correto

As ações promocionais podem ter um desenvolvimento complexo, já que envolve muitas pessoas e com uma série de etapas. Portanto, fazer um planejamento que leva em consideração todas essas questões é fundamental.

A partir do objetivo traçado, você deve pensar em questões de custo e logística da ação promocional, para encaminhar a execução do plano no evento. Sem essa organização, você poderá cair em desperdícios e erros que podem ser fatais, como a falta de estoque ou de partes importantes para o sucesso.

A organização é algo básico, mas não deve ser ignorada jamais! Ela vai gerar resultados em todas as partes da ação promocional: vai reduzir custos, melhorar a eficácia e garantir o sucesso do projeto.

 

3- Faça sorteios de ingressos e outras vantagens

Antes do evento, você pode apostar no sorteio de ingressos para gerar engajamento e expectativa para o evento. Essa ação é simples, rápida e não custa quase nada, mas entrega resultados incríveis!

Com esse tipo de sorteio, o seu evento também pode acabar alcançando públicos que não o conheceriam normalmente. Pessoas que normalmente não iriam participar vão se interessar pela chance de ir gratuitamente e vão ter um interesse extra em sua marca.

É claro que o sorteio de ingressos não é a única opção de sorteio e pode não servir para qualquer evento, então analise o tipo de ação com sorteio que pode valer para o seu caso e o resultado pode ser muito melhor que o esperado.

 

4- A interação faz toda a diferença

As ações que envolvem a interação estão crescendo em todo o tipo de evento e isso não é uma surpresa. Esse tipo de engajamento é ótimo para o evento e pode fazer com que sua marca chegue a outras pessoas que nem estão no evento!

Um exemplo muito comum é a criação de uma hashtag do evento. Com ela, os convidados podem comentar sobre a noite e passar adiante suas percepções e sensações de uma noite, de uma maneira muito positiva.

Dentro do evento, espaço para fotos ou conversas e pequenos jogos podem ser uma ótima pedida. Mesmo eventos profissionais sérios e com objetivos muito claros precisam de momentos de descontração e troca de ideias, e uma ação promocional pode ser o caminho para criar essas lembranças positivas

 

5- Distribuição de brindes

Esse tipo de ação é muito tradicional, e mesmo assim não envelhece. Ainda é muito importante ter brindes para os convidados que promovam a interação com a marca e criem objetos para marcarem a noite.

Faça brindes pensando no público-alvo e no que o evento representa para elas. Por exemplo, se vai acontecer uma palestra ou algo do gênero, uma caneta e um bloco de notas com conexão a empresa pode ser incrível.

Por outro lado, em eventos descontraídos os brindes podem remeter a marca ou até ser amostras dos produtos da empresa. Essa ação vai servir muito bem para a criação de laços e o reforço dessas conexões entre a empresa e usuários presentes no evento.

 

6- Conte com uma organização agradável

Todas as ações promocionais dependem de espaço ou de uma forma de distribuição que seja bem desenhada e fácil de seguir. Coloque esse espaço junto com a decoração do espaço, de uma forma que faça a stand da ação brilhar ou que deixe claro o plano.

Por exemplo, se você está apostando em uma hashtag para promover o evento nas redes sociais, exponha ela em toda a decoração e faça com que seus convidados curtam! Você pode mostrar os tweets com a hashtag em telões ou apresentar as fotos tiradas no local.

Assim, o evento vai ganhar em profundidade e vai promover uma ambientação mais ampla para convidados. Esse tipo de ação promocional pode fazer com que todo evento seja mais divertido e interessante para seus convidados.

 

7- Faça algo memorável

Todas as dicas e ideias apresentadas neste texto são apenas pontos de partida. Você deve fazer com que as ações promocionais de seus eventos superem todas as expectativas. Crie algo realmente marcante e que consiga conversar com os sentidos dos convidados.

Uma ação memorável é capaz de fazer com que todo evento seja algo marcante para seu público e parceiros. Não adianta investir dinheiro em tempo em uma ideia que não será marcada ou que não vai gerar um efeito especial.

Então, vale muito a pena arriscar em uma ação promocional que consiga criar esses laços marcantes e promover a marca e o evento. Esse é o grande diferencial desse tipo de ideias e você deve apostar em algo especial para conseguir um belo resultado.

 

Palavras-chave: ação promocional, eventos, engajamento.