7 Dicas para gerenciar garagem em condomínio

Setembro 9, 2020 Por info


CLIQUE E NOS ENVIE AS DEMANDAS OPERACIONAIS DA SUA GARAGEM OU PROJETO

7 Dicas para gerenciar garagem em condomínio

Se você atua como síndico ou acaba tendo que gerenciar garagem em condomínio, sabe que essa função pode gerar muita dor de cabeça! O interesse de centenas de pessoas acaba sendo concentrado nas suas decisões e isso pode gerar muito estresse.

A melhor resposta é sempre investir em uma comunicação clara e que gere concordância rápida e eficaz entre todos os moradores e o responsável pelo gerenciamento. Alguns pequenos passos podem ser muito importantes para o bem estar das relações.

Por isso, nesse texto vamos passar para você sete dicas e regras para o gerenciamento de garagem. Elas vão funcionar para informar suas decisões e para que você encontre um caminho que vai facilitar sua vida e encaminhar a relação com os condôminos.

1- Tenha regras claras e siga elas

A melhor dica que podemos passar para você é essa: tenha regras bem claras e aprenda rapidamente a não vacilar com elas ou permitir que brechas dificultem as relações ou criem conflitos.

As regras vão funcionar como uma linha de comunicação direta, já que todo mundo, ao ver as regras, saberá como atuar na garagem. Elas são importantes também para evitar que você caia na armadilha de ceder demais a pedidos que parecem urgentes.

Você deve utilizar uma linguagem muito direta e clara na hora de passar regulamentações e fazer mudanças nos regimentos. Isso vai garantir que a confusão entre você e os moradores diminua e faça com que as decisões sejam recebidas de uma forma mais eficaz.

2-Defina vagas para cada apartamento

Nada cria mais confusão do que a falta de vaga para moradores. Então deixe claro que cada apartamento tem uma vaga definida ou, caso exista espaço, demarque quantas cada um tem disponível.

Essa simples delimitação vai ajudar muito em sua vida! Cada um vai saber seus limites e, em caso de desencontros, você terá o controle e uma forma de decidir de uma maneira justa, direta e pautada por dados claramente definidos.

É importante buscar ter o melhor aproveitamento possível do espaço na garagem do condomínio! Isso porque espaço é dinheiro, nesse caso, e a disponibilidade de vagas e uma organização clara atraem muitas pessoas.

3-Separe vagas especiais

Essa não é uma obrigação para condomínios, mas ter vagas especiais pode ser um extra muito importante na hora de atrair novos compradores! Essas vagas podem valorizar bastante o condomínio, e tem mostrado bons resultados.

Além disso, é uma ótima opção para solucionar disputas e entraves na distribuição de vagas. Se ao dividir uma para cada apartamento, ainda sobrarem algumas poucas vagas, defina ela como vagas especiais.

Imagine o caos que seria fazer a divisão apropriada destas vagas! Todo mundo ia dar um bom motivo para receber as vagas extras e não faz nenhum sentido que você tenha que decidir isso. Portanto, a separação de vagas especiais é o melhor destino nestes casos.

4-Horário e regras de mudança

Você precisa definir horários e regras que vão ditar todas as mudanças a partir da garagem. É normal que o período da mudança gere bastante bagunça, com caixas espalhadas e uso do espaço, então suas regras precisam aceitar isso, mas com limites de tempo.

Os finais de semana costumam ser perfeitos para essas mudanças, já que o movimento costuma ser menor na garagem e as pessoas não dependem tanto de horário. Um sábado reservado para isso pode solucionar as disputas envolvendo mudanças e salvar dor de cabeça.

Delimitar regras claras para as mudanças é muito importante, porque é horrível ter que lidar com conflito com moradores recém-chegados. Uma situação assim pode fazer com que a experiência da mudança, que deveria ser positiva, torne-se um pesadelo!

5-Sobre vendas e alugueis de vagas

A venda e o aluguel de vagas de garagem em condomínios para não moradores são não proibidas por lei, mas devem ser seguidas por questões de segurança e gerenciamento. Porém, você pode pensar em soluções inteligentes para aproveitar espaços vazios.

Uma ideia que tem sido muito usada é a criação de modelo de aluguel de vagas entre moradores. Um morador que não utiliza a vaga pode se beneficiar muito alugando sua vaga para um morador que precisa de uma extra.

O mais interessante deste tipo de solução é que oferece uma opção benéfica e apaziguadora para todos os lados envolvidos e garante que a garagem funcione a toda sua capacidade. Essas situações são o sonho de qualquer síndico!

6-Medidas de segurança

Algumas medidas de segurança são muito importantes para a garagem. A primeira delas, é definir uma velocidade máxima para a movimentação dentro da garagem. Também mantenha uma boa iluminação na área e que mostre claramente a saída.

Complementando essa questão da segurança, é aconselhável que você crie restrições à crianças na garagem. Esse não pode ser aceito como um espaço para brincadeiras, já que o resto é muito grande, tanto para os pequenos como para os motoristas.

A segurança da garagem é muito importante para garantir o bem estar de todos. Você terá uma vida muito mais tranquila se souber que colocou restrições capazes de proteger os moradores, suas crianças e a qualidade geral de vida na garagem.

7-Comunicação é tudo!

Por fim, a dica mais importante para você: comunique-se de uma maneira muito aberta com todos os condôminos. Não permita que exista confusão, explique todas as decisões e faça consultas por meio de reuniões e conversas.

Essa linha aberta vai ser muito importante para garantir que não existam discussões maiores na hora de tomar decisões complexas. Se tudo for comunicado corretamente, a resposta vai estar presente no regimento da condomínio.

Por isso é tão importante que você tenha muito claro o que pode e o que não pode ser feito, e sempre escrever e registrar todas as decisões e novas regras. Moradores que são bem informados e sabem o que está acontecendo e ficam mais satisfeitos.

Essas dicas podem ajudar qualquer síndico que queira evitar dores de cabeça ao gerenciar garagem em condomínio. Claro que não vão impedir as dificuldades naturais da função, mas a clareza e a comunicação abrem o caminho para as soluções!

Palavras-chave: gerenciamento de garagem, síndico, garagem, gerenciamento.


CLIQUE E NOS ENVIE AS DEMANDAS OPERACIONAIS DA SUA GARAGEM OU PROJETO